Sinais de uma sobredosagem de vitamina A

Sinais de uma sobredosagem de vitamina A
Sinais de uma sobredosagem de vitamina A

A vitamina A é um importante contribuinte para a saúde de vários tecidos, incluindo a pele, ossos, dentes e mucosas. Esta vitamina, também conhecida como retinol, é de grande importância para a formação de pigmento na retina, que é responsável pela percepção de cor e visão de baixa luz. A sobredosagem de vitamina A geralmente resulta da ingestão excessiva de suplementos vitamínicos, agudamente ou durante um período prolongado de tempo.

Vídeo do dia

Sobredosagem aguda

A sobredosagem aguda de vitamina A geralmente ocorre em crianças que acidentalmente tomam uma grande quantidade de pílulas de vitamina A. De acordo com o Medline Plus, os sinais de sobredosagem aguda de vitamina A incluem visão embaçada e outras mudanças visuais, como visão dupla; náuseas e vômitos que levam a diminuição do apetite e tonturas, sonolência e outras mudanças na consciência. A toxicidade aguda também pode resultar em aumento da pressão intracraniana, uma elevação perigosa da pressão do fluido dentro do cérebro, que pode se manifestar como dores de cabeça, convulsões e hérnia cerebral, em que uma parte do cérebro se projeta no canal espinhal, uma condição que pode ser fatal.

Sobredosagem crônica

A sobredosagem crônica de vitamina A resulta de tomar grandes doses de vitamina ao longo de um longo período de tempo. O corpo armazena vitamina A por um longo tempo no tecido adiposo e no fígado, então, se alguém tomar doses de megavitamina por um longo período de tempo, eles podem desenvolver sinais de toxicidade de vitamina A ou hipervitaminose A. Os sinais de ingestão crônica incluem acréscimo e desbaste de o cabelo, que pode resultar em perda de cabelo, incluindo a perda de cabelos nas sobrancelhas; quebrando os lábios e os cantos da boca; descamação da pele e prurido e maior sensibilidade à luz solar.

Complicações

Outros sinais potenciais de toxicidade de vitamina A incluem pseudotumor cerebri, uma elevação da pressão da coluna vertebral sem uma fonte aparente vista na imagem cerebral. De acordo com o Manual da Merck, crianças com sobredosagem crônica de vitamina A podem desenvolver hiperostose cortical do osso, uma condição inflamatória que causa lesões ósseas e inchaço. As crianças também podem sofrer fraturas ósseas e dor nas articulações. A hepatomegalia, ou uma inflamação do fígado, e uma esplenomegalia, um aumento do baço, também podem ocorrer. A pele também pode inflamar-se e eventualmente começar a descascar. A recuperação completa destes sintomas ao longo de um período de semanas é provável desde que a ingestão de vitamina A pare.