Digoxina Toxicidade e potássio

Digoxina Toxicidade e potássio
Digoxina Toxicidade e potássio

A digoxina é um medicamento usado para tratar certas condições cardíacas. Ele pode ser usado para tratar a insuficiência cardíaca congestiva, uma condição em que o músculo cardíaco é fraco e incapaz de bombear sangue efetivamente para o resto do corpo. A digoxina também pode ser usada para tratar taquiarritmias, ou ritmos cardíacos anormais que fazem o coração bater mais rápido do que o normal. O potássio, um eletrólito importante envolvido no ritmo cardíaco, pode afetar os níveis de digoxina na corrente sanguínea e causar toxicidade.

Vídeo do dia

Mecanismo de ação

A digoxina funciona diminuindo o movimento do sódio e do potássio fluindo dentro e fora das células do coração. De acordo com o site DailyMed da National Library of Medicine, isso provoca um aumento dos íons de cálcio dentro das células, resultando em um fortalecimento do músculo cardíaco e melhorando sua capacidade de bombear sangue. A digoxina também retarda os sinais elétricos que controlam a freqüência cardíaca. Isso resulta em uma diminuição da freqüência cardíaca em pacientes com taquiarritmias.

Causas

A toxicidade da digoxina pode resultar quando a pessoa também está tomando diuréticos para controlar a pressão arterial elevada. Os diuréticos diminuem a pressão sanguínea aumentando a excreção de fluido na urina. Certos diuréticos fazem isso aumentando a excreção de potássio na urina. Baixos níveis de potássio podem então aumentar os níveis de digoxina na corrente sanguínea, resultando em toxicidade significativa. Outras causas de toxicidade incluem excesso de ingestão ou sobredosagem de comprimidos de digoxina.

Sintomas

Os sintomas iniciais da toxicidade da digoxina incluem confusão, perda de apetite, náuseas e vômitos e um pulso irregular. De acordo com Medline Plus, outros sintomas específicos para a toxicidade da digoxina incluem mudanças visuais - por exemplo, pontos cegos, visão embaçada, mudanças na percepção de cor e visualização de pontos brilhantes ou halos em torno de objetos. Uma pessoa que sofre de toxicidade com digoxina também experimenta dificuldade em respirar, aumento da transpiração e diminuição da consciência. Ritmos cardíacos anormais, potencialmente fatais, ou arritmias, também podem ocorrer.

Tratamento

Uma reação à toxicidade da digoxina é uma emergência médica. O tratamento inclui ajudar a respirar, manter uma via aérea e garantir que o coração continue a bombear sangue para os tecidos. Normalização dos níveis de eletrólitos - por exemplo, baixo teor de potássio - ajuda a estabilizar o paciente. A medicação que é um antídoto para a toxicidade da digoxina pode ser usada para remover o excesso de digoxina do corpo.